terça-feira, 2 de maio de 2017

18 de Abril de 2017


Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 1° ano d e b.
Horário: Terça - feiras pela tarde
Data: 18 de Abril de 2017

Reposição das aulas dos dias 07 e 21 de fevereiro de 2017
Ø ROTEIRO:

1 - Apreciação musical

2 - Reflexão sobre o vídeo

3 - Vocalizes

4 - Ensaio de canções


Ø CONTEÚDOS:


1  - Vídeo da orquestra regida pelo maestro André Rieu 

2  - Vocalizes do grupo palavra cantada

3  - Música nordestina



Ø OBJETIVOS:

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Treinar a altura das notas;

3.       Trabalhar concentração e atenção musical;



Ø METODOLOGIA:

1 - Momento - Apreciação musical, momento que geralmente da inicio as aulas. A canção sempre vem de um áudio ou vídeo escolhido pelo professor;

2 - Momento - É levantado questionamentos em relação ao vídeo como: em quantas partes a música é dividida? Quais as semelhanças e as diferenças? Tem coro? Tem solistas ? Quais instrumentos tinham na orquestra ? Em qual parte tinha orquetra?

3 -  Momento : Momento : Vocalizes. Trabalhamos os vocalizes com o objetivo de desenvolver ritmo, afinação, ouvido interno e externo das crianças. Desta vez usamos um vocalize do grupo "Palavra cantada",  chamado " Bolinhas de sabão" bastante interessante, explorando todos tipos de sons produzidos pela acústica da boca, sem a voz. Trabalhamos também a canção "borandá?"com muita movimentação em sala pela sua letra, mas seu foco é maior no movimento dos sons que as crianças solfejam.


4 - Momento: Estamos ensaiando as canções para o mês de junho, decidimos trabalhar somente canções de Luiz Gonzaga




Ø   AVALIAÇÃO:
·                      A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.



Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

v Pedagogia Musical Willems – Livro de Carmem Mettig Rocha;


v Música na Sala de Aula de Educação Básica – Maura Penna;


Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador







Ø RELATO DA AULA;

     Hoje foi minha despedida das turmas do primeiro ano d e b. Turmas tranquilas e muito participativas, a dispersão em sala com eles é mínima. Então qualquer atividade trabalhada seja ela rotineira ou alguma novidade todos participam bem, cada aluno dentro de sua personalidade. Seja Carlos, aquele aluno que é bem energético, Estér aquela tímida e sempre quieta, ou até Maria, aquela que quer está em todas as atividades. Em síntese, vão deixar bastante saudade.  
     O destaque da nossa aula hoje foi o quanto eles já conhecem de música de orquestra. Citaram as partes da música, falaram sobre o coral e suas características, disseram vários instrumentos que me surpreenderam.
     Hoje me despeço deles feliz, sei que se continuarem na escola ou se forem para outra instituição que trabalhe com música eles já estão bem introduzidos nesse mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário