Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 3° ano b e 5° ano a
Horário: Quinta - feira pela manhã
Data: 27 de Abril de 2017
Reposição das aulas dos dias 21 de março e 25 de abril de 2017
Nesta manhã de quinta-feira pude conhecer duas turmas novas, com uma
enorme distinção entre elas. O terceiro ano demonstrou ser uma turma muito
participativa e seguia a aula sem que a dispersão tomasse conta. Já o quinto
ano era uma turma de maiores, os quais era mais difícil segurar a sua atenção.
Com o terceiro ano b o professor Ednaldo começou a aula reproduzindo a
escala maior de dó, com o auxilio do computado e som. Pedindo apenas para que
eles ouvissem, em seguida todos solfejaram já com naturalidade. Primeiro as
meninas depois os meninos. Em seguida partimos para a música (ABC do sertão -
Luiz Gonzaga) que a turma iria aprender para o São João. É incrível como nessa
turma as meninas são bem afinadas e muito mais participativas que os garotos. Durante
a canção pude perceber um aluno cantando a melodia perfeitamente mas a letra
toda errada, ri bastante achei interessante e logo perguntei seu nome (Edvaldo)
e comecei a repara nele durante a aula.
Dando continuidade a aula, agora o tema era ritmo. Estávamos fazendo a transição de figuras geométricas para as figuras musicais por nós conhecidas como mínima, semínima e colcheia. Durante a execução de algumas sequências rítmicas aquele nosso amiguinho Edvaldo, tava sozinho cantando a melodia da música "ABC do sertão", mas ao invés de cantar a letra ele tava solfejando com a sílaba usada para solfejar o ritmo, que era "ba". Lá vai eu rir novamente e admirar aquele momento único.
Dando continuidade ainda com o ritmo, mas agora com movimentos do corpo
e sons percussivos, agora a aula tinha se tornado a brincadeira " O cacique",
funcionava assim: Um aluno saia da sala e então outro aluno dentre todos da
sala era designado a definir qual o movimento. Se ele batesse palmas, todos
batiam juntos, se ele mudar para estralo com os dedos todos também mudariam. E
o objetivo do aluno que havia saído da classe era identificar quem era o autor
das mudanças de movimento.
Com o quinto ano a começamos com uma apreciação musical, apesar da turma
ser cheia e está no momento com 30 alunos, eles receberam bem a canção de relaxamento,
se acalmaram ficaram super tranquilos. Em seguida vieram dos vocalizes, a
escala maior de dó e a canção "borandá, fiquei bastante surpreso pois as
meninas dessa turma eram muito bem afinadas, era gritante a quantidade de crianças
cantando no tom. Continuamos com a canção "Samba amaxixado" do grupo "Por
todo canto". A turma toda se mostrou afinada subia e descia com o vocalize
tranquilamente, sem nem perceberem.
Começamos então a ensaiar a canção da turma, que era "Que nem jiló"
de Luiz Gonzaga, em poucos instantes a turma dispersou e começaram a conversar,
fazendo um imenso barulho que só parou com a saída para o lanche. Na volta do
lanche não foi diferente, chegaram muito agitados e acabamos perdendo 30 minutos
de aula. Com o restante da aula conseguimos apenas dividir a turma para a "quadrilha
maluca", a qual minha colega Raíssa vai trabalhar. E fizemos uma curta
reflexão sobre o tema respeito.
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