quarta-feira, 3 de maio de 2017

Improvisação e Assimilação Rítmica

Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 24 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B

No dia 24 de Abril de 2017 fui pra mais um dia de aula na Escola Parque São Cristóvão. Cheguei a tempo de conseguir almoçar, com certeza isso foi decisivo pra o meu dia ficar mais alegre... “saco vazio não fica em pé”.
Cheguei no 4º B o professor Gilson levou uma canção nova pras crianças, a música Cantiga do Sapo de Jackson do Padeiro, um coco bem divertido. Eu peguei um atabaque na sala dos professores e fizemos uma dinâmica de improvisação que o professor propôs. Eu fazia o ritmo do coco no pandeiro pra marcar a base e as crianças com o atabaque, em um primeiro momento tocavam coco e em seguida improvisavam, o atabaque foi girando na roda até que a última pessoa pudesse improvisar. Nesse espaço percebi muitas crianças que conseguiam manter o andamento bem, outras que faziam ritmos complexos ou tocavam no contratempo sem se perder. Foi bem surpreendente pra mim.
Na segunda turma, o 5º B, levei meu notebook para a gente fazer o jogo que era pra ser feito na semana passada. Fomos logo para o auditório redividir as equipes. A primeira alteração que fiz foi retirar dois líderes escolhidos na semana passada e colocar duas meninas, onde uma das não queria ficar na equipe de um colega na semana passada, criando assim uma maior diversidade de gênero nesse espaço de poder. Segunda alteração foi que as/os lideres escolhessem suas próprias parceiras de equipe, um por vez. As equipes foram formadas por 7 pessoas, com a liderança. Para jogar, escolhemos uma pessoa de cada equipe para mostrar a atividade da semana passada, essas atividades foram repetidas por todas as equipes juntas três vezes cada, para que gravassem e tentassem, depois, identificar de quem foi o ritmo. As equipes em fileira tinham em sua frente, duas pessoas de braços abertos para que quem batesse primeiro no braço pudesse responder de quem era o ritmo. A reprodução do som foi feito com um programa de áudio que tenho no meu notebook onde fiz, na hora, as batidas e as crianças tinham que identificar o som da onomatopeia nas batidas. A atividade não funcionou com a dinâmica que eu esperava, mas funcionou de acordo com o objetivo que é assimilar as figuras rítmicas do coco, estudadas em sala sonoramente. As lideranças, mesmo dispersando em alguns momentos, ficaram bem atentas em não deixar a equipe desorganizada, conversando, brincando paralelamente.
Por fim, um dos líderes, o que menos as pessoas queriam fazer parte da equipe, por conta do comportamento na turma, e que muitas vezes quase desistiu da liderança por conta disso, chamei pra conversar quando todas da turma saíram. Conversei com ele sobre o comportamento na sala e o quanto isso ficou evidente que pode afetar na relação com as colegas e de confiança e o quanto ele vem se prejudicando nos estudos, falei ainda da importância da música na vida humana e o quanto é importante que ele fique firme na aula, aproveite o máximo.


Essa atividade me deixou ansioso pra próxima aula. Na próxima aula pretendo sair com propostas de variações de coco e convenções para inicio e fim de músicas e entrada pra refrão. Será a nossa primeira composição, de fato. Vamos ver como será.

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