Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 24 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B
No dia 24 de Abril de 2017 fui pra mais um dia de aula na
Escola Parque São Cristóvão. Cheguei a tempo de conseguir almoçar, com certeza
isso foi decisivo pra o meu dia ficar mais alegre... “saco vazio não fica em pé”.
Cheguei no 4º B o professor Gilson levou uma canção nova
pras crianças, a música Cantiga do Sapo de Jackson do Padeiro, um coco bem
divertido. Eu peguei um atabaque na sala dos professores e fizemos uma dinâmica
de improvisação que o professor propôs. Eu fazia o ritmo do coco no pandeiro
pra marcar a base e as crianças com o atabaque, em um primeiro momento tocavam
coco e em seguida improvisavam, o atabaque foi girando na roda até que a última
pessoa pudesse improvisar. Nesse espaço percebi muitas crianças que conseguiam
manter o andamento bem, outras que faziam ritmos complexos ou tocavam no
contratempo sem se perder. Foi bem surpreendente pra mim.
Na segunda turma, o 5º B, levei meu notebook para a gente
fazer o jogo que era pra ser feito na semana passada. Fomos logo para o
auditório redividir as equipes. A primeira alteração que fiz foi retirar dois
líderes escolhidos na semana passada e colocar duas meninas, onde uma das não
queria ficar na equipe de um colega na semana passada, criando assim uma maior
diversidade de gênero nesse espaço de poder. Segunda alteração foi que as/os
lideres escolhessem suas próprias parceiras de equipe, um por vez. As equipes
foram formadas por 7 pessoas, com a liderança. Para jogar, escolhemos uma
pessoa de cada equipe para mostrar a atividade da semana passada, essas
atividades foram repetidas por todas as equipes juntas três vezes cada para que
gravassem e tentassem, depois, identificar de quem foi o ritmo. As equipes em
fileira, ficaram duas pessoas de braços abertos para quem batesse primeiro no
braço pudesse responder de quem era o ritmo. A reprodução do som fizemos com um
programa de áudio que tenho no meu notebook onde fiz na hora as batidas e elas tinham
que identificar o som da onomatopeia nas batidas. A atividade não funcionou com
a dinâmica que eu esperava, mas funcionou de acordo com o objetivo que é
assimilar as figuras rítmicas estudas do coco estudadas em sala sonoramente. As
lideranças, mesmo dispersando em alguns momentos, ficaram bem atentas em não deixar
a equipe desorganizada, conversando, brincando paralelamente.
Por fim, um dos líderes, o que menos as pessoas queriam
fazer parte da equipe, por conta do comportamento na turma, e que muitas vezes
quase desistiu da liderança por conta disso, chamei pra conversar quando todas
da turma saíram. Conversei com ele sobre o comportamento na sala e o quanto
isso ficou evidente que pode afetar na relação com as colegas e de confiança e
o quanto ele vem se prejudicando nos estudos, falei ainda da importância da
música na vida humana e o quanto é importante que ele fique firme na aula,
aproveite o máximo.
Essa atividade me deixou ansioso pra próxima aula. Na
próxima aula pretendo sair com propostas de variações de coco e convenções para
inicio e fim de músicas e entrada pra refrão. Será a nossa primeira composição,
de fato. Vamos ver como será.
Nenhum comentário:
Postar um comentário