Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 17 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B
No dia 17 de Abril de 2017 fui pra mais um dia de aula na
Escola Parque São Cristóvão.
A primeira turma foi o 4º ano B. O professor Gilson
relembrou as coisas que vínhamos trabalhando e depois fizemos uma roda para que
as crianças pudessem ter o contato com o pandeiro fazendo uma base do ritmo
coco. As crianças gostaram bastante.
A segunda turma foi o 5º B. Nessa turma eu fiz a chamada
para corrigirmos o exercício da semana anterior, mas combinamos com a turma que
eu não iria ver o exercício e iria confiar na palavra deles em relação a
feitura ou não, com a condição de que eu faria depois um sorteio de algumas
pessoas para a turma executar o exercício da colega sorteada e se a pessoa não
tivesse feito dizendo que fez iria perder ponto da sua equipe no jogo que
faríamos. Esse formato de correção deu mais dinâmica a aula.
Após a chamada fomos todas para o auditório para fazer um
jogo que criei baseado em um outro jogo que pesquisei. Fomos dividir as equipes
e para o jogo onde ao todo foram quatro equipes com lideres, as lideranças
foram escolhidas por mim e Gilson, escolhemos os meninos mais agitados ou mais
quietos da turma para liderar e, antes de dividir de fato as equipes,
discutimos qual é o papel de um líder, criando situações para que os lideres
dissessem o que eles fariam nessa situação. Foi bem interessante esse momento
para criar uma ideia de responsabilidade maior para esses meninos. As pessoas
que iriam entrar nas equipes eu fui escolhendo a dedo e logo foram surgindo
conflitos, porque simplesmente tinham pessoas que não queriam ficar em
determinados grupos porque o líder “bagunçava” muito nas aulas. Além disso,
teve o questionamento de uma menina que falou que deveria ter mulheres na
liderança também.
Diante de tantos conflitos, a aula passou sem conseguirmos
chegar a uma equação final e então o professor Gilson reuniu a turma pra que a
gente discutisse e refletisse o porquê de
tantos conflitos. Aproveitei o espaço para explicar a atividade e falar
sobre a escolha das lideranças como um voto de confiança e que a rejeição de
alguns colegas acarreta em uma falta de esperança no próximo, o que é muito
grave. Discutimos também o meu erro de não por mulheres na liderança, o que é
muito grave, já que devemos ter uma diversidade nesses espaços e também compreendendo
que as mulheres são a maioria da turma e da nossa sociedade, mas não ocupam em
grande número espaços de poder, ou seja, estaria reproduzindo uma sociedade
desigual.
Por fim encerramos a aula e deixamos o jogo para a próxima
aula.
Foi um dia bem especial, porque as lideranças começaram a perceber
consequências negativas nas relações com as colegas de turma pelo comportamento
deles.
Tirei assim várias reflexões para na próxima aula aplicar.
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