quarta-feira, 3 de maio de 2017

HUMANIDADE

Escola Municipal Parque São Cristóvão
Data: 17 de Abril de 2017
Aluno bolsista: Jonatan Silva de Oliveira
Supervisor bolsista: Gilson
Turmas: 4º e 5º ano B

No dia 17 de Abril de 2017 fui pra mais um dia de aula na Escola Parque São Cristóvão.
A primeira turma foi o 4º ano B. O professor Gilson relembrou as coisas que vínhamos trabalhando e depois fizemos uma roda para que as crianças pudessem ter o contato com o pandeiro fazendo uma base do ritmo coco. As crianças gostaram bastante.
A segunda turma foi o 5º B. Nessa turma eu fiz a chamada para corrigirmos o exercício da semana anterior, mas combinamos com a turma que eu não iria ver o exercício e iria confiar na palavra deles em relação a feitura ou não, com a condição de que eu faria depois um sorteio de algumas pessoas para a turma executar o exercício da colega sorteada e se a pessoa não tivesse feito dizendo que fez iria perder ponto da sua equipe no jogo que faríamos. Esse formato de correção deu mais dinâmica a aula.
Após a chamada fomos todas para o auditório para fazer um jogo que criei baseado em um outro jogo que pesquisei. Fomos dividir as equipes e para o jogo onde ao todo foram quatro equipes com lideres, as lideranças foram escolhidas por mim e Gilson, escolhemos os meninos mais agitados ou mais quietos da turma para liderar e, antes de dividir de fato as equipes, discutimos qual é o papel de um líder, criando situações para que os lideres dissessem o que eles fariam nessa situação. Foi bem interessante esse momento para criar uma ideia de responsabilidade maior para esses meninos. As pessoas que iriam entrar nas equipes eu fui escolhendo a dedo e logo foram surgindo conflitos, porque simplesmente tinham pessoas que não queriam ficar em determinados grupos porque o líder “bagunçava” muito nas aulas. Além disso, teve o questionamento de uma menina que falou que deveria ter mulheres na liderança também.
Diante de tantos conflitos, a aula passou sem conseguirmos chegar a uma equação final e então o professor Gilson reuniu a turma pra que a gente discutisse e refletisse o porquê de  tantos conflitos. Aproveitei o espaço para explicar a atividade e falar sobre a escolha das lideranças como um voto de confiança e que a rejeição de alguns colegas acarreta em uma falta de esperança no próximo, o que é muito grave. Discutimos também o meu erro de não por mulheres na liderança, o que é muito grave, já que devemos ter uma diversidade nesses espaços e também compreendendo que as mulheres são a maioria da turma e da nossa sociedade, mas não ocupam em grande número espaços de poder, ou seja, estaria reproduzindo uma sociedade desigual.
Por fim encerramos a aula e deixamos o jogo para a próxima aula.
Foi um dia bem especial, porque as lideranças começaram a perceber consequências negativas nas relações com as colegas de turma pelo comportamento deles.

Tirei assim várias reflexões para na próxima aula aplicar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário