quinta-feira, 4 de maio de 2017

Leitura Musical

Escola M. do Parque S. Cristóvão
Profº J. Fernando da Cunha
Data:  27 de abril de 2017  (Tarde)
Por Cecilia Oliveira


      Na primeira turma o professor, que estava a preparar os materiais para aula, foi interrompido por uma confusão entre os alunos. Então ele pediu que formassem uma roda para entender e resolver o problema. Havia ocorrido uma briga numa atividade anterior a aula de música que estava se estendendo até o momento. Os envolvidos foram questionados, as testemunhas foram ouvidas e ao fim o professor conversou sobre a agressão verbal e física que havia ocorrido. Vi muitos ali refletindo a situação. Agora outros estavam agoniados, um dos alunos foi logo dizendo que era preciso os envolvidos se desculparem urgentemente para que assim a aula pudesse acontecer. Não foi aula de música, mais uma aula de comportamento humano, reflexão e conscientização sobre as ações exercidas em sala, ou até mesmo em outros lugares. A segunda turma, apenas um horário, consegui fazer uma atividade rítmica. Pedi para que copiassem o que estava no quadro (quadradinhos para representação relativa das figuras musicais). Depois que expliquei a atividade, (quadradinho pintado - som, quadradinho em branco – silêncio) exercitamos todos juntos. Fiz também um ditado rítmico para que identificassem o que eu havia cantado. Foi legal, pois estavam concentrados e empenhados em entender e fazer a atividade. A última turma, que entendeu mais rápido a atividade, ainda tocou os ritmos escritos no quadro com as clavas. Para finalizar a aula o professor fez uma revisão de como tocar o pandeiro. A turma foi cantando as músicas e o pandeiro foi passando pela roda de mão em mão para que todos exercitassem a forma de tocá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário