Escola M. do
Parque S. Cristóvão
Profº J.
Fernando da Cunha
Data: 27 de abril de 2017 (Tarde)
Por Cecilia
Oliveira
Na primeira turma o professor, que estava a
preparar os materiais para aula, foi interrompido por uma confusão entre os
alunos. Então ele pediu que formassem uma roda para entender e resolver o
problema. Havia ocorrido uma briga numa atividade anterior a aula de música que
estava se estendendo até o momento. Os envolvidos foram questionados, as
testemunhas foram ouvidas e ao fim o professor conversou sobre a agressão
verbal e física que havia ocorrido. Vi muitos ali refletindo a situação. Agora
outros estavam agoniados, um dos alunos foi logo dizendo que era preciso os
envolvidos se desculparem urgentemente para que assim a aula pudesse acontecer.
Não foi aula de música, mais uma aula de comportamento humano, reflexão e conscientização
sobre as ações exercidas em sala, ou até mesmo em outros lugares. A segunda turma, apenas um horário, consegui
fazer uma atividade rítmica. Pedi para que copiassem o que estava no quadro (quadradinhos
para representação relativa das figuras musicais). Depois que expliquei a
atividade, (quadradinho pintado - som, quadradinho em branco – silêncio) exercitamos
todos juntos. Fiz também um ditado rítmico para que identificassem o que eu
havia cantado. Foi legal, pois estavam concentrados e empenhados em entender e
fazer a atividade. A última turma, que entendeu mais rápido a atividade,
ainda tocou os ritmos escritos no quadro com as clavas. Para finalizar a aula o
professor fez uma revisão de como tocar o pandeiro. A turma foi cantando as
músicas e o pandeiro foi passando pela roda de mão em mão para que todos exercitassem
a forma de tocá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário