Escola:
Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas: 5
º A
Horário:
Quinta feira
Turno:
Vespertino;
Duração
das aulas: 50 minutos;
Data: 04
de maio de 2017
Bolsista:
Raíssa Pessoa
Supervisor:
Ednaldo Rodrigues
Coordenadora:
Mara Menezes
" Eu sou uma eterna apaixonada por palavras, música e pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono. "
- Clarice Lispector
PLANO DE AULA
Ø ROTEIRO:
1.
Apreciação
Musical: Chris Brown - With You
2.
Reflexão
sobre o vídeo;
3.
Vocalizes;
4.
Aprender
a segunda parte da música “ Que nem jiló”
5.
Segunda
parte da atividade sobre valores humanos;
6.
Ensaio
da quadrilha e escolha das músicas;
Ø CONTEÚDOS
1.
Música
: Chris Brown – Kiss Kiss
2.
Exercícios
de fixação e memorização;
3.
Vocalizes
do livro “ Por todo canto”;
4.
Trabalho
voltado para a visão dos alunos sobre valores humanos em especifico, respeito.
Ø OBJETIVOS
1.
Aprender
as canções que serão usadas no semestre;
2.
Ter
noção de pulsação rítmica;
3.
Treinar
a altura das notas;
4.
Trabalhar
concentração, atenção e a sensibilidade musical;
5.
Trabalhar
em conjunto com os colegas;
6.
Trabalhar
valores humanos;
Ø METODOLOGIA
1.
Momento
– Apreciação Musical – Vamos usar um vídeo de um cantor que um aluno da turma
gosta bastante, para tentar ter maior participação dele dentro de sala de aula.
2.
Momento
– Reflexão sobre o vídeo - Fazer alguns
questionamentos a turma sobre o vídeo, como, qual o estilo musical do vídeo?
Quais os instrumentos que eles conseguem identificar ouvindo? Quais as
características do cantor?
3.
Momento
– Vocalizes – No primeiro momento usar a escala, primeiro eles escutam e
internalizam o som depois reproduzem a mesma de forma ascendente e descendente.
Depois usar dois outros vocalizes que trabalhe mais os agudos e graves dos
alunos, porque percebi que só a escala ela não abre as extensões vocais dos
alunos como os vocalizes fazem.
4.
Momento
– Aprender a música “ Que nem Jiló” – Aula passada foi anotado a primeira parte
da música e ensaiado, hoje daremos sequência e possivelmente fazendo algumas
divisões de vozes.
5.
Momento –
2ª parte da atividade de valores humanos – Vou retomar novamente algumas
posições sobre a palavra respeito mostrando um curta metragem e depois pedindo
para que novamente escrevam no papel o que eles entendem pela palavra respeito.
6.
Momento
– Ensaio da quadrilha – Como será uma quadrilha maluca, irei levar algumas
músicas para ser testadas e ver se encaixa na quadrilha
Ø AVALIAÇÃO
v A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA
v É de suma
importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto
auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e
o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do
semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø FUNDAMENTAÇÃO
TEORICA
2.
Livro
“ Por todo canto “
Ø MATERIAIS
UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
Ø RELATO DA AULA
Logo que cheguei a escola me reunir com o
professor Ednaldo na sala dos professores, por sorte havia levado meu celular
para usar as músicas da quadrilha e consequentemente acabou ajudando no
restante da aula toda pois o carregador do professor havia dado defeito e não
estava funcionando. A turma se encontrava muito agitada então antes da
apreciação eu coloquei uma música de som ambiente para que eles fechassem os
olhos e se concentrassem para começar em seguida a aula, demorou bastante para
que os alunos se acalmassem, mas aos poucos conseguimos manter todos
concentrados. O aluno Pedro a muito tempo vinha pedindo que levasse uma música
do cantor Cris Brow, então levei a sala e a felicidade dele mediante a música
foi bem legal, posterior a isso ele participou mais das atividades, aprendi com
isso que é legal as vezes procurar levar músicas que os alunos escutam no seu
dia – a – dia e ver como trabalhar em cima disso. Depois do vídeo, refletimos e
tivemos conversas bem interessantes em relação ao vídeo, e eles fizeram
semelhança do Rap com o Funk, dizendo que a batida era parecida, porém a letra
do funk tem um teor baixo, mas o Rap, mesmo sem eles entenderem a letra que estava
em inglês, não teria uma letra com esse teor. Pensei em aproveitar essa deixa
deles e levar a tradução da letra para eles avaliarem. Me impressiona a
afinação dos alunos, a vontade de trabalhar coral está começando a aumentar,
mas como conversei com o professor estamos pensando em um produto para o final
do ano, ainda nada concreto, mas uma ideia já surgiu e será trabalhada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário