sexta-feira, 5 de maio de 2017

Que tal apreciar uma música do seu aluno em vez de uma escolhida por você???

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas: 5 º A
Horário: Quinta feira
Turno: Vespertino;
Duração das aulas: 50 minutos;
Data: 04 de maio de 2017
Bolsista: Raíssa Pessoa
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes

" Eu sou uma eterna apaixonada por palavras, música e pessoas inteiras. Não me importa seu sobrenome, onde você nasceu, quanto carrega no bolso. Pessoas vazias são chatas e me dão sono. "

- Clarice Lispector


PLANO DE AULA

Ø ROTEIRO:

1.              Apreciação Musical: Chris Brown - With You

2.            Reflexão sobre o vídeo;

3.              Vocalizes;

4.              Aprender a segunda parte da música “ Que nem jiló”

5.              Segunda parte da atividade sobre valores humanos;

6.              Ensaio da quadrilha e escolha das músicas;

Ø CONTEÚDOS

1.       Música : Chris Brown – Kiss Kiss

2.       Exercícios de fixação e memorização;

3.       Vocalizes do livro “ Por todo canto”;

4.       Trabalho voltado para a visão dos alunos sobre valores humanos em especifico, respeito.


Ø OBJETIVOS

1.       Aprender as canções que serão usadas no semestre;

2.       Ter noção de pulsação rítmica;

3.       Treinar a altura das notas;

4.       Trabalhar concentração, atenção e a sensibilidade musical;

5.       Trabalhar em conjunto com os colegas;

6.       Trabalhar valores humanos;


Ø METODOLOGIA

1.     Momento – Apreciação Musical – Vamos usar um vídeo de um cantor que um aluno da turma gosta bastante, para tentar ter maior participação dele dentro de sala de aula.

2.     Momento – Reflexão sobre o vídeo -  Fazer alguns questionamentos a turma sobre o vídeo, como, qual o estilo musical do vídeo? Quais os instrumentos que eles conseguem identificar ouvindo? Quais as características do cantor?

3.     Momento – Vocalizes – No primeiro momento usar a escala, primeiro eles escutam e internalizam o som depois reproduzem a mesma de forma ascendente e descendente. Depois usar dois outros vocalizes que trabalhe mais os agudos e graves dos alunos, porque percebi que só a escala ela não abre as extensões vocais dos alunos como os vocalizes fazem.

4.     Momento – Aprender a música “ Que nem Jiló” – Aula passada foi anotado a primeira parte da música e ensaiado, hoje daremos sequência e possivelmente fazendo algumas divisões de vozes.


5.       Momento –  2ª parte da atividade de valores humanos – Vou retomar novamente algumas posições sobre a palavra respeito mostrando um curta metragem e depois pedindo para que novamente escrevam no papel o que eles entendem pela palavra respeito.

6.     Momento – Ensaio da quadrilha – Como será uma quadrilha maluca, irei levar algumas músicas para ser testadas e ver se encaixa na quadrilha

Ø   AVALIAÇÃO

v A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA

v É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

1.     https://www.youtube.com/watch?v=cL95t8TiZlc ( link da curta metragem )

2.     Livro “ Por todo canto “

Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA


Logo que cheguei a escola me reunir com o professor Ednaldo na sala dos professores, por sorte havia levado meu celular para usar as músicas da quadrilha e consequentemente acabou ajudando no restante da aula toda pois o carregador do professor havia dado defeito e não estava funcionando. A turma se encontrava muito agitada então antes da apreciação eu coloquei uma música de som ambiente para que eles fechassem os olhos e se concentrassem para começar em seguida a aula, demorou bastante para que os alunos se acalmassem, mas aos poucos conseguimos manter todos concentrados. O aluno Pedro a muito tempo vinha pedindo que levasse uma música do cantor Cris Brow, então levei a sala e a felicidade dele mediante a música foi bem legal, posterior a isso ele participou mais das atividades, aprendi com isso que é legal as vezes procurar levar músicas que os alunos escutam no seu dia – a – dia e ver como trabalhar em cima disso. Depois do vídeo, refletimos e tivemos conversas bem interessantes em relação ao vídeo, e eles fizeram semelhança do Rap com o Funk, dizendo que a batida era parecida, porém a letra do funk tem um teor baixo, mas o Rap, mesmo sem eles entenderem a letra que estava em inglês, não teria uma letra com esse teor. Pensei em aproveitar essa deixa deles e levar a tradução da letra para eles avaliarem. Me impressiona a afinação dos alunos, a vontade de trabalhar coral está começando a aumentar, mas como conversei com o professor estamos pensando em um produto para o final do ano, ainda nada concreto, mas uma ideia já surgiu e será trabalhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário