Escola:
Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas:
5 º e 3 º anos;
Horário:
Quinta feira
Turno:
Vespertino;
Duração
das aulas: 100 minutos;
Data:
25 de maio de 2017
Bolsista:
Raíssa Pessoa
Supervisor:
Ednaldo Rodrigues
Coordenadora:
Mara Menezes
“ A música é um mundo
em si mesmo, é uma linguagem que todos nós entendemos. ”
- Stevie Wonder
PLANO DE AULA
Ø ROTEIRO:
1.
Apreciação
musical;
2.
Reflexão
do vídeo;
3.
Vocalizes;
4.
Solfejo
melódico;
5.
Movimento
do som;
6.
Ditado
rítmico com jogo de copos;
7.
Jogo
de copos;
8.
Vídeo
de valores humanos;
9.
Reflexão
do vídeo;
10.
Ensaio
da quadrilha;
Ø CONTEÚDOS:
1.
Trabalho
de valores humanos;
2.
Propriedades
do som – Altura e intensidade;
3.
Trabalho
e afinação de intervalos;
4.
Figuras
rítmicas;
5.
Leitura
convencional e não convencional;
Ø OBJETIVOS:
1.
Aprender
e ensaiar a música do semestre;
2.
Formar
e reformular opiniões sobre valores humanos;
3.
Trabalhar
em equipe;
4.
Aprimorar
a afinação e percepção;
5.
Trabalhar
contextos culturais através da quadrilha junina;
6.
Interiorizar
as propriedades do som como: altura, duração, para se exteriorizar
posteriormente;
Ø METODOLOGIA:
1.
Momento
– Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música e se concentrar na
aula de música;
2.
Momento
– Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discursão não
somente sobre a música do vídeo, na sua forma estrutural como de costume
fazemos, mas também sobre a mensagem que o vídeo quis passar;
3.
Momento
– Vocalizes: Fazer uso de vocalizes que usamos durante esse semestre, para
trabalhar afinação e preparação vocal de cada aluno.
4.
Momento
– Solfejo melódico: Fazer atividades de leitura não convencional com intervalos
melódicos depois com leitura convencional
5.
Momento
– Movimentos do som – exercícios escritos que trabalhe com gráficos os
movimentos do som.
6.
Momento
– Ditado rítmico: Fazer ditados no quadro que eles reproduzam com o uso dos
copos e das palmas, tentar fazer leitura com dos sistemas.
7.
Momento
– Jogo de copos: Um jogo para fazer antes do ditado para trabalhar algumas
células rítmicas e acompanhamento de uma música.
8.
Momento
- Valores humanos – Passar um vídeo que
fale sobre as diferenças, o respeito que devemos ter com a diversidade.
9.
Momento
– Reflexão do vídeo: Fazer uma troca de ideias com os alunos em relação ao
vídeo que eles assistiram.
10.
Momento
– Quadrilha: Ensaio e preparação da quadrilha para o mês de junho.
Ø AVALIAÇÃO
v A avaliação será
feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização
das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções
rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.
Ø JUSTIFICATIVA
v É de suma
importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto
auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e
o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do
semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.
Ø FUNDAMENTAÇÃO
TEORICA
2.
Livro
dos vocalizes “ Por todo canto “
3.
Jogo
de copos – Palavra Cantada
4.
Ø MATERIAIS
UTILIZADOS
·
Som
·
Computador
Ø RELATO DA AULA
Nenhum comentário:
Postar um comentário