sexta-feira, 2 de junho de 2017

Viajar, velejar nesse mar !

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Turmas: 5 º e 3 º anos;
Horário: Quinta feira
Turno: Vespertino;
Duração das aulas: 100 minutos;
Data: 25 de maio de 2017
Bolsista: Raíssa Pessoa
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes


“ A música é um mundo em si mesmo, é uma linguagem que todos nós entendemos. ”

- Stevie Wonder

PLANO DE AULA

Ø ROTEIRO:

1.       Apreciação musical;
2.       Reflexão do vídeo;
3.       Vocalizes;
4.       Solfejo melódico;
5.       Movimento do som;
6.       Ditado rítmico com jogo de copos;
7.       Jogo de copos;
8.       Vídeo de valores humanos;
9.       Reflexão do vídeo;
10.  Ensaio da quadrilha;

Ø CONTEÚDOS:

1.            Trabalho de valores humanos;
2.            Propriedades do som – Altura e intensidade;
3.            Trabalho e afinação de intervalos;
4.            Figuras rítmicas;
5.            Leitura convencional e não convencional;

Ø OBJETIVOS:

1.            Aprender e ensaiar a música do semestre;
2.            Formar e reformular opiniões sobre valores humanos;
3.            Trabalhar em equipe;
4.            Aprimorar a afinação e percepção;
5.            Trabalhar contextos culturais através da quadrilha junina;
6.            Interiorizar as propriedades do som como: altura, duração, para se exteriorizar posteriormente;


Ø METODOLOGIA:


1.            Momento – Apreciação Musical: destinado para apreciar uma música e se concentrar na aula de música;

2.            Momento – Reflexão sobre o vídeo: Será esse momento destinado para discursão não somente sobre a música do vídeo, na sua forma estrutural como de costume fazemos, mas também sobre a mensagem que o vídeo quis passar;

3.            Momento – Vocalizes: Fazer uso de vocalizes que usamos durante esse semestre, para trabalhar afinação e preparação vocal de cada aluno.

4.            Momento – Solfejo melódico: Fazer atividades de leitura não convencional com intervalos melódicos depois com leitura convencional

5.            Momento – Movimentos do som – exercícios escritos que trabalhe com gráficos os movimentos do som.

6.            Momento – Ditado rítmico: Fazer ditados no quadro que eles reproduzam com o uso dos copos e das palmas, tentar fazer leitura com dos sistemas.

7.            Momento – Jogo de copos: Um jogo para fazer antes do ditado para trabalhar algumas células rítmicas e acompanhamento de uma música.

8.            Momento -  Valores humanos – Passar um vídeo que fale sobre as diferenças, o respeito que devemos ter com a diversidade.

9.            Momento – Reflexão do vídeo: Fazer uma troca de ideias com os alunos em relação ao vídeo que eles assistiram.

10.       Momento – Quadrilha: Ensaio e preparação da quadrilha para o mês de junho.

Ø AVALIAÇÃO

v A avaliação será feita mediante a participação dos alunos dentro de sala de aula, memorização das músicas que será utilizada nas apresentações futuras, avanço nas percepções rítmicas e melódicas e afinação mediante efeito dos vocalizes.

Ø   JUSTIFICATIVA

v É de suma importância o trabalho feito voltado para o melhoramento da percepção tanto auditiva como motora, são exercícios feitos que estimulam o trabalho em grupo e o avanço gradativo. Além da construção de ideias e respeito a opinião do semelhante através das reflexões feitas dentro de sala de aula.

Ø   FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

1.     https://www.youtube.com/watch?v=cL95t8TiZlc ( link da curta metragem )

2.     Livro dos vocalizes “ Por todo canto “

3.     Jogo de copos – Palavra Cantada
4.      

Ø MATERIAIS UTILIZADOS

·          Som
·          Computador


Ø RELATO DA AULA

Além de acertar alguns passos da quadrilha que faltavam, fizemos as coreografias das ultimas músicas que faltava ainda. No 3 º ano ensaiamos a música qui nem jiló, alguns sabem cantar mas se sentem envergonhados por causa dos colegas. Tem um aluno que me chama muito atenção o nome dele é Jairo, ele se mostra muito participativo até o ponto que o colega Micael faz algo que demostre deixar ele envergonhado. Por Jairo ser o maior da turma ele logo se emburra e fica com vergonha de cantar. Mas aos poucos estou ganhando a confiança dele e mostrando que ele tem muito talento

Nenhum comentário:

Postar um comentário