quinta-feira, 1 de junho de 2017

Alunos Guerreiros

CCJC
Bolsista: Ubiratan Junior
Supervisor: Alexandre Santana
Data da aula 25/05

Na primeira parte da aula apenas uma aluna compareceu, ela está aprendendo os primeiros acordes no violão e a música do dia foi asa branca de Gonzaga, ela é bem dedicada, participa de todas as atividades com dedicação e empolgação e deixa nosso dia mais colorido no final da primeira parte chegou outro aluno, ele não está aprendendo nenhum instrumento, ele colabora trazendo suas ideias e pensamentos.

Quando terminou essa primeira parte, estávamos famintos e fomos lanchar. Quando chegamos à sala da merenda verifiquei que o único alimento disponível era apenas metade de um tablete de biscoito doce de uma das marcas mais baratas do mercado e sem nenhuma bebida, obviamente sem qualquer valor nutricional. Um absurdo! A alimentação adequada é primordial para os alunos terem um aproveitamento escolar.

Na segunda e última parte da aula chegaram mais dois alunos, fizemos atividades de prática de conjunto e composição. Utilizando a temática que será abordada no musical (valorização cultural e estética Afro-brasileira), a partir de palavras escolhidas pelos próprios alunos que remetem ao sertão fizemos a música tema do evento e terminamos a aula.

Nesse dia uma imagem ficou gravada em mim e marcou, foi da bandeja da merenda com a bolacha seca, aprendi mais uma vez que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos eles têm otimismo e lutam para melhorar de vida, eles são verdadeiros guerreiros. O professor deve estar sensível às realidades enfrentadas por eles e ser um facilitador do processo de aprendizagem.

“Na vida todos somos professores e alunos ao mesmo tempo, enquanto a uns ensinamos, com outros aprendemos, e se formos humildes em ambos os casos viveremos experiências maravilhosas.” Sandra Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário