CCJC
Bolsista: Ubiratan Junior
Supervisor: Alexandre Santana
Data da aula 18/05
A aula do dia 18/05 foi um pouco diferente, na sala havia mais bolsistas do PIBID que alunos, apenas duas alunas compareceram a aula, acredito que foi pelo fato do dia ter sido bem chuvoso, utilizamos a primeira parte da aula para debatermos sobre as possibilidades do musical. Na segunda parte, dando continuidade ao tema da valorização da cultura brasileira, o professor trouxe a canção ‘Tu Tu Tu Tupi’ do compositor Hélio Ziskind, que trata do reconhecimento de diversas palavras do Tupi Guarani que dizemos sem conhecer a sua origem.
O professor levou cópias, distribuiu com as alunas e pediu uma leitura prévia do texto imaginando a probabilidade rítmica das palavras, falamos das características das canções indígenas com a marcação do tempo forte, levantamos e fizemos uma ‘roda’ utilizando o corpo em dança com o intuito de marcação do tempo – como é comum nas práticas indígenas. Durante a atividade, juntamente com a dança, o professor pediu para que cada um criasse uma frase que coubesse ao tempo marcado e obviamente com a temática que estava sendo abordada.
Percebi que, mesmo sendo estimuladas, as alunas não criaram as frases, mas acompanharam com os movimentos corporais, apenas os bolsistas e o professor fizeram as frases. No final, o professor colocou na caixa de som o áudio da música. Talvez por conta do dia chuvoso somado com a baixa quantidade dos presentes, senti que as alunas estavam sem ânimo, espero que na próxima aula estejamos mais vigorosos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário