quarta-feira, 27 de setembro de 2017

20 de Setembro de 2017

Escola: Municipal Dr.ª Mª. do Carmo Vilaça
Bolsista: Tássio Silva
Supervisor: Ednaldo Rodrigues
Coordenadora: Mara Menezes
Turma: 2° ano B, 3° ano A e 4° ano A
Horário: quarta-feira pela manhã
Data: 20 de Setembro de 2017


PLANO DE AULA



ROTEIRO: 

1. Experimentação com instrumentos não convencionais;
2. Exercitar ritmos variados;
3. Momento livre.


     CONTEÚDOS

  Silencio
  Concentração
  Percepção
  Memorização
   Ritmo
  Criação

  OBJETIVOS

  Desenvolver a percepção     
  Trabalhar a tomada de decisão
  Desenvolver o instinto rítmico
  Acrescentar poder ao improviso
  Ambientar-se com instrumentos não convencionais










      METODOLOGIA 

1.           Momento – Experimentação : Todos juntos com a mediação do professor, irão brincar, tocar e executar ritmos com todos os instrumentos ( Pés, mesa, copo, mãos, peito, colheres, dentre outros) para com isso eles se habituem com a forma, os sons  e os movimentos de cada um.
2.           Momento – Exercícios : Tanto livres como já planejados, eles irão praticar e memorizar células rítmicas, para desenvolver sua performance com cada instrumento.
3.      Momento – Livre : Melhor dizendo, este momento é o único que não tem "hora" especifica, todas elas tem liberdade para experimentar, criar e mostrar o que sabe em todos os momentos.

  AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados mediante o comportamento, a atenção, interesse e o respeito com os colegas e professores.

MATERIAIS UTILIZADOS

 Copos de plástico
 Colheres de pau


RELATO DA AULA

      Diferente da semana passada hoje nas turmas 2° ano B e 3° ano A, tivemos a equipe completa, fiquei muito feliz mas, confesso que de cara senti a dificuldade aparecer simplesmente por dobrar a quantidade de alunos. Com quatro crianças em cada turma, dois meninos e duas meninas a atenção se maximiza, faz como que o avanço do grupo caminhe mais lento.
      Com o 2° ano, apareceram maiores desafios, as meninas que hoje "apareceram " nunca tinham vindo antes, eu já estava no processo para substituí-las. Com isso todo treino de hoje foi basicamente do zero, o que obviamente deixam os alunos mais avançados aflitos e entediados.
      Com o 3° ano, todos os desafios foram aqueles saudáveis. Muito entusiasmados e com todos presentes, meu papel foi apenas de conduzir. Tudo aquilo que desejamos como professor. O mais animador dessa equipe é que a eles já estão entendo o propósito de grupo e a cada dia se entrosam mais.  

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário