domingo, 9 de setembro de 2018


PIBID / UFBA
Escola Municipal Piratini
03 de setembro de 2018

Turmas: 2 º e 4 º anos

Turno: Vespertino

Coordenadora: Flávia Candusso

Supervisor: Gustavo Fideles

Bolsista: Joana Rebouças

Olá, colegas e professores!

Nessa semana continuamos nossa gincana sobre Propriedades do Som, no qual reunimos atividades que introdutivas a intensidade do som (pianíssimo, piano, mezo-piano, mezo-forte, forte e fortíssimo), com o objetivo de educar o ouvido dos alunos para de diferenciem e classifiquem o som, a partir de um referencial.
Começamos com a seguinte atividade: apresentei para as turmas fichas com os símbolos de dinâmica musical (pp, p, mp, mf, f e ff) e expliquei de forma clara e simples seu significado e seus nomes. Depois disso, pedi para que cada aluno falasse seu próprio nome de acordo com a ficha apresentada por mim. Exemplo: para aluno x a professora apresentou a ficha ff, ele irá falar com bastente força “João!”. Eles amaram!!! Foi uma ótima forma de aproveitar para fazer a chamada.
Eu e Misael, fizemos uma adaptação utilizando intensidade do som no jogo “Quente e Frio”. Nós escondemos um objeto específico na sala e sorteamos um aluno para procurá-lo. Quando a criança se aproximava do objeto, tocávamos o instrumento mais forte e quando se afastava do objeto, tocávamos mais fraco. Por fim, também tocamos e cantamos as canções da semana passada e outras duas novas: Cirandeiro e Sabia Lá na Gaiola. Fizemos uma roda, dançamos as cirandas e os próprios alunos sugeriram que encenássemos! Eles escolheram quem faria o papel dos personagens e foram para o centro da roda, atuando seguindo a letra das músicas.
Estou bem contente com as atividades e os trabalhos que conseguimos realizar nessa semana! Agora não estou mais sozinha como bolsista. Nosso colega Misael está comigo, o que me trouxe mais segurança e uma possibilidade maior de troca!! Muito grata de ter um amigo junto comigo <3
Até semana que vem,
Joana

Nenhum comentário:

Postar um comentário