PIBID / UFBA
Escola Municipal Piratini
03 de setembro de 2018
Turmas:
2 º e 4 º anos
Turno:
Vespertino
Coordenadora:
Flávia Candusso
Supervisor:
Gustavo Fideles
Bolsista:
Joana Rebouças
Olá,
colegas e professores!
Nessa
semana continuamos nossa gincana sobre Propriedades do Som, no qual reunimos atividades
que introdutivas a intensidade do som (pianíssimo, piano, mezo-piano,
mezo-forte, forte e fortíssimo), com o objetivo de educar o ouvido dos alunos
para de diferenciem e classifiquem o som, a partir de um referencial.
Começamos
com a seguinte atividade: apresentei para as turmas fichas com os símbolos de
dinâmica musical (pp, p, mp, mf, f e ff)
e expliquei de forma clara e simples seu significado e seus nomes. Depois
disso, pedi para que cada aluno falasse seu próprio nome de acordo com a ficha
apresentada por mim. Exemplo: para aluno x a professora apresentou a ficha ff, ele irá falar com bastente força
“João!”. Eles amaram!!! Foi uma ótima forma de aproveitar para fazer a chamada.
Eu
e Misael, fizemos uma adaptação utilizando intensidade do som no jogo “Quente e
Frio”. Nós escondemos um objeto específico na sala e sorteamos um aluno para procurá-lo.
Quando a criança se aproximava do objeto, tocávamos o instrumento mais forte e
quando se afastava do objeto, tocávamos mais fraco. Por fim, também tocamos e
cantamos as canções da semana passada e outras duas novas: Cirandeiro e Sabia
Lá na Gaiola. Fizemos uma roda, dançamos as cirandas e os próprios alunos
sugeriram que encenássemos! Eles escolheram quem faria o papel dos personagens
e foram para o centro da roda, atuando seguindo a letra das músicas.
Estou bem
contente com as atividades e os trabalhos que conseguimos realizar nessa
semana! Agora não estou mais sozinha como bolsista. Nosso colega Misael está
comigo, o que me trouxe mais segurança e uma possibilidade maior de troca!!
Muito grata de ter um amigo junto comigo <3
Até
semana que vem,
Joana
Nenhum comentário:
Postar um comentário