Data: 25/03/2015
Bolsista: Rodrigo Sá
Hoje,
iniciamos as atividades na turma do primeiro ano com o colega Caíque tocando a
música de apresentação dos nomes. Trabalhamos algumas canções já conhecidas pelos
alunos e fizemos algumas dinâmicas com formação de roda e dança acompanhadas
pelo pandeiro e violão. Foi falado também sobre a feira de poesia que
acontecerá na próxima sexta-feira e das musicas que serão tocadas lá.
Na aula seguinte, a professora pegou a resposta do questionário dado anteriormente:
1-O
que é música?
2-Quais
os tipos de música que você mais gosta?
3-Que
cantor ou banda você gosta?
4-Você
já teve aula de música? O que aprendeu?
5-Que
atividades você sugere para a aula de música?
Após
a entrega do questionário, a professora Isabela colocou para tocar “O Voo do Colibri”
do compositor baiano Lindembergue Cardoso. Ao término da música foi perguntado
se o que eles haviam escutado era música ou não. Muitos questionaram dizendo que
era barulho, “zuada”, sons e que para ser música precisa ter uma voz. A
professora Isabela falou sobre o compositor, instrumentos tocados na peça e
explicou um pouco sobre a música contemporânea.
Por
fim, repetimos a mesma atividade na sala do quarto ano. Todavia, nessa turma havia
alunos que manifestaram um certo desinteresse pela atividade. Respondiam o
questionário de qualquer jeito com respostas que não faziam sentido para o
contexto, além de pegarem luta no meio da sala atrapalhando os que queriam
prestar atenção.
Ao
término da aula falamos um pouco sobre possíveis estratégias que venham ajudar
no desenvolvimento da aula. Acredito que a troca de informações e experiências
entre nosso grupo servirá como facilitador para alcançar nossos objetivos.


Rodrigo, no próximo post fale um pouco sobre as respostas colhidas. Fiquei curiosa para saber, por exemplo, quais são os cantores ou banda mais ouvidos por eles atualmente. Também é legal saber sobre as práticas musicais (formais ou informais) que eles trazem... isso diz muito sobre a vida cultural e musical do bairro.
ResponderExcluir