terça-feira, 21 de julho de 2015

Que Instrumento É Esse?

Escola Municipal Padre José de Anchieta
Bolsista Marisa Sales
Data: 21/07/2015


                  Que Instrumento é Esse? Tem nome, sobrenome, família e apelido

    Hoje tivemos uma manhã muito produtiva na Escola Padre J. de Anchieta. 

Informativo: Aconteceram algumas mudanças nos últimos dias. Nossa aula que era na segunda-feira mudou para a terça-feira. Agora Renato e eu temos mais uma turma para trabalhar em divisão, é a turma do quarto ano. Então ficou da seguinte maneira: primeiro começamos com o terceiro ano, depois vamos para o segundo ano - onde dividimos a turma em coro e flauta, depois quarto ano - também com divisão - e por último temos a turma do primeiro ano. Além dessa alteração, temos mais um bolsista na grade de terça, Rodrigo mudou de quarta-feira para a terça e será mais uma grande contribuição para nossas atividades.

    Voltando à aula de hoje, Rodrigo levou o Sax e pediu que os alunos adivinhassem que instrumento seria aquele. Ele ainda deu uma ajudinha: tem nome, sobrenome, família e apelido. Todos lançaram os seus palpites. Alguns poucos alunos conseguiram acertar após ver o instrumento, outros o confundiam com um trompete, mas acredito que depois de hoje todos saberão que aquele Sax chama-se Saxofone Soprano, é da família das madeiras, por causa de sua palheta que é feita de bambu, e é chamado carinhosamente de Sax - seu apelido. Após apresentar o novo instrumento Rodrigo perguntou para os alunos "como se produz o som?", e uma aluna do terceiro ano disse que era produzido através da vibração do ar. A partir daí ele nos falou sobre características do som: altura, intensidade e duração. Após a explicação fizemos uma atividade de colorir. 

Atividade: demos cores para os parâmetros do som: Grave: cor pretaAgudo: amarelo, Fraco: branco, Forte: laranjaLongo: lilás e Curto: marron. Essas cores foram escritas no quadro com suas características correspondentes ao lado. Demos papel, pincel e tintas aos alunos que foram divididos em 3 grupos. Expliquei a atividade e pedi que Rodrigo tocasse um som e após ouvi-lo os alunos pintariam as cores correspondentes aos parâmetros do som executado. Quando todos acabavam nós fazíamos a correção para ver quem tinha pintado as cores corretas. 
A atividade foi um sucesso! 

  Infelizmente alguns alunos saíram da sala a pedido da professora titular para ensaiar uma apresentação (sobre a Dengue) e ao voltarem queriam participar da atividade, mas foi inviável.

(Repetimos nas outras turmas. Porém, sem a atividade de pintura porque o tempo nos limitou)

    Na turma do primeiro ano a atividade foi de sinalizar o som grave e o som agudo: grave pés, agudo cabeça. Depois eles cantaram a escala de C sinalizando dos pés até chegar à cabeça. Nessa turma, além do sax eles tiveram contato com o teclado (achamos o teclado da escola, um Yamaha que vais nos ajudar bastante nas aulas de coral). Renato falou-lhes sobre o teclado e depois cantamos músicas que a turma já havia aprendido. Fizemos coral (cânone) acompanhado por Teclado, Saxofone e Violão.  

Para não esquecer: ainda na sala do primeiro ano, uma aluna estava sentada com o caderno e um lápis na mão, então fui ver o que ela estava a fazer. Ela fez um desenho incrível de um saxofone e logo depois também incluiu o teclado à sua obra de arte visual.

   Foi muito interessante ver a receptividade e o retorno dos alunos em relação às atividades realizadas hoje. Todos participaram e com muito entusiasmo. 

Isto é tudo pessoal!



2 comentários: