Escola Municiapal Padre José de Anchieta
por Marisa Sales
Acordar, brincar e dançar: Bom dia!, Escravos de Jó e Capoeira.
Na aula de hoje tive três atividades realizadas por nós alunos da UFBA: uma com a canção de bom dia, outra com a brincadeira Escravos de Jô e terminamos com muita Capoeira.
O colega Felipe trouxe a canção autoral de bom dia que fez a alegria dos alunos. A canção tem uma dinâmica que induz quem a canta a ir acordando aos poucos. Bem lentinha, piano, forte, cantar correndo, cantar dançando, batendo palmas, pergunta e resposta. Com esta canção os alunos foram se preparando para as outras atividades mais agitadas como a brincadeira "Escravos de Jó" e a roda de capoeira feita pelo colega Dainho.
Depois da canção de Felipe, apresentei aos alunos a atividade com a canção "Escravos de Jó".
É uma brincadeira de movimentação corporal feita em cânone. Então, em vez de cantá-la com pedrinhas nós nos tornamos as pedrinhas da brincadeira.
Os alunos são posicionados em duas rodas, uma dentro da outra e são instruídos a movimentarem-se.
Nesta atividade pude observar que o tempo de cada turma e a forma como aprendem é bem diferente e não depende unicamente da idade. Alguns menores conseguiram fazer bem rápido, outros maiores foi preciso ensinar passo a passo, e assim por diante. Mas o importante é que no final todos conseguiram realizá-la.
Logo depois o colega Dainho veio com toda a animação e tocou o ritmo da Capoeira. Os alunos já estão bem familiarizados com a Capoeira, pois no bairro essa vivência é muito forte e, também na própria Escola, o professor de Educação Física está sempre com um pandeiro nas mãos, cantando, jogando e dançando com os alunos. Ainda teve samba e todos os alunos foram convidados a dançar. Alguns ficaram tímidos, não quiseram dançar e não foram pressionados a fazê-lo. Apesar disso, todos estavam muito animados com as músicas tocadas e participaram ativamente das atividades - com palmas, com a voz, observando. Foi um dia muito produtivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário